Equipamentos para garantir energia fora da rede de abastecimento. Por Martin Behrend 11 de Abril, 2021 às 16:27

A utilização de energias alternativas e sustentáveis vem crescendo pelo mundo.

Energia fotovoltaica e energia eólica, por exemplo, vão ampliando sua participação no mercado.

Contudo, existem áreas em que essa demanda é antiga. E extremamente necessária.

São locais – ou estruturas móveis, por exemplo – que necessitam de fornecimento de energia para manter suas atividades, embora não estejam conectados a uma rede de abastecimento.

Dois exemplos objetivos: motorhomes e indústria naval – embarcações. Então, como assegurar energia nestes meios de transporte se não há conexão com uma distribuidora?

Uma indústria de São Leopoldo atua diretamente nesse segmento. É a Technomaster Equipamentos localizada rua Flores da Cunha, no Centro de São Leopoldo. “Desenvolvemos equipamentos para garantir o fornecimento de energia em unidades de consumo que estão fora da rede”, resume a diretora Elaine Ferronatto.

Com 17 colaboradores, a Technomaster atende três mercados principais: motorhome e veículos transformados; navegação (embarcações de apoio, cabotagem e pesqueiros); e energia solar Off Grid.

A empresa produz carregadores, conversores e Kit Off Grid, além de acessórios como controle do nível de tanques (motorhome) e equipamentos de navegação.

Neste último caso, a energia solar (ou eólica) Off Grid é diferente daquela que a maior parte dos consumidores está acostumado. “Nessa situação o foco é atender os consumidores que estão fora da rede, isto é, não são abastecidos com a energia da concessionária. Há milhões de famílias nessa situação, especialmente na região Centro-Oeste e Norte. No entanto, atendemos a clientes em todo o Brasil, mesmo em algumas situações em que há o fornecimento pelas concessionárias, mas, por razões de conforto ou necessidade de energia ininterrupta, fornecemos equipamentos que funcionam com um backup. Portanto, para esse tipo de energia é necessário ter um banco de baterias para armazenamento da energia em momentos que há geração para posterior consumo”, detalhe Elaine.

25 ANOS

Fundada em 4 de novembro de 1996, a empresa leopoldense se prepara para completar 25 anos com potencial de crescimento.

Atendendo fabricantes de motorhome e empresas especializadas em transformação veicular, empresas de navegação e estaleiros e integradores de energia solar (são empresas que adquirem todas as partes necessárias e instalam os kits nas unidades de consumo), as possibilidade são grandes num mercado em expansão. “O mercado é imenso! Existem muitas famílias, sítios, fazendas que não têm energia adequada. No norte do país há comunidades inteiras sem energia. Até então essas unidades de consumo eram atendidas por geradores. Essa forma de ter a autogeração de energia ainda não está plenamente disseminada”, ressalta Elaine.

Durante a pandemia, a empresa investiu no ambiente virtual, ampliou os canais de vendas e gerou quatro novos postos de trabalho. “A Unisinos e a Fundação Liberato nos atendem na formação de profissionais muito qualificados. Temos programa permanente com Fundação Liberato e todos os anos oferecemos, ao menos, uma vaga de estagio para o curso de Eletrônica”, salienta a diretora.

Para 2021, os planos da Technomaster envolvem a expansão da capacidade de produção, além de lançar novos produtos, tanto para o mercado de motorhome quanto para o mercado de energia Off Grid.

4 comentários em “Equipamentos para garantir energia fora da rede de abastecimento. Por Martin Behrend 11 de Abril, 2021 às 16:27”

  1. Boa noite, tenho um motorhome equipado com 2 baterias de 225AH, 2 Placas solares de 500W, controlador de carga de 60A, alternador do motor de 140A. preciso tocar ar condicionado split inverter de 9000btus e refrigerador smaltec duplex de 300W de potência, pergunto qual modelo de inversor toca estes equipamentos em deslocamento porque meu microonibus não possui ar condicionado do carro. tenho inversor de 3500w e o mesmo já queimou 5 vezes em deslocamento quando liguei o split.

  2. Bom dia. Estou montando um motorhome que será equipado com quatro placas solares de 340W, três ou quatro baterias de 200A. Será ligado em 220 V máquina lavar 3Kg, TV 24″, Exaustor de cozinha, Note Book, carregador celular, liquidificador, secador de cabelos, micro-ondas e etc. Geladeira, iluminação e tudo que for possível será 12V. Do exposto gostaria de saber quais equipamentos da Tecnomaster atenderia minha demanda. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *