Guia do Inversor Solar

A TECHNOMASTER fabrica inversores OFF GRID para serem utilizados em sistemas de energia solar ou eólica, para uso isolado da rede (Sistemas Totalmente Autônomos) ou para uso conectado à rede da concessionária (Sistemas Híbridos). Preparamos este guia simplificado, para ajudar você a escolher a composição que melhor atende suas necessidades, auxiliando no seu planejamento e decisão de compra.

Um sistema de energia OFF GRID é um sistema capaz de gerar energia elétrica através da irradiação solar ou a partir da ação do vento. A principal característica da energia solar OFF GRID é que NUNCA injeta energia no sistema integrado de energia (rede da concessionária).

Os Sistemas totalmente OFF GRID são utilizados em locais remotos, motorhomes, embarcações ou onde não há abastecimento de energia pela concessionária. Normalmente isso acontece onde o custo de ligação da rede elétrica é muito alto, como em propriedades rurais, telecomunicação, iluminação e bombas d’água. Nessas situações, os Sistemas Autônomos substituem a rede da concessionária.

Já os Sistemas OFF GRID HÍBRIDOS são utilizados em locais onde há um grupo de geradores ou fornecimento de energia por uma concessionária, mas a energia não é de boa qualidade, sofre interrupções no fornecimento ou onde um sistema de backup é desejado.

Esse tipo de sistema é muito usado nas situações em que a falta de energia elétrica causa grande desconforto, prejuízos econômicos e até risco de vida. Nessas situações, o Sistema OFF GRID HÍBRIDO garante o fornecimento de energia sempre que a rede da concessionária falhar ou apresentar oscilações.

Além disso, os sistemas OFF GRID HÍBRIDOS podem ser utilizados como fonte principal de geração de energia, utilizando a rede da concessionária apenas nas situações em que a geração própria for insuficiente para suprir o consumo. Dessa forma é possível reduzir o valor da conta de energia elétrica e, ainda, ter autonomia quando a rede da concessionária falha – o que não acontece nos sistemas ON GRID que, por razões de segurança, são desligados quando a rede da concessionária falha.

Os sistemas de geração de energia OFF GRID são formados por quatro componentes principais:

  • Painéis solares ou Geradores Eólicos – Captam a irradiação solar (no caso dos painéis solares) ou a ação do vento (no caso dos geradores eólicos) fornecendo energia ao sistema. A definição da quantidade de painéis, ou do tamanho do gerador eólico, depende da localização geográfica da unidade de consumo, sendo importante considerar a incidência solar e eólica na hora da escolha. Esses componentes são responsáveis por transformar a energia da natureza em eletricidade.
  • Controladores de carga MPPT – Os controladores MPPT buscam o ponto máximo da potência, isto é, buscam atingir a máxima transferência de energia entre a fonte geradora e o banco de baterias, otimizando a geração energética.
    Trata-se de um equipamento instalado entre os painéis fotovoltaicos – ou gerador eólico – e o banco de baterias. Funcionam como uma espécie de válvula, controlando a quantidade de energia que entra no banco de baterias.
    Sua principal função é fornecer a máxima potência ao mesmo tempo que desempenham o importante papel de evitar sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, desse modo aumentando a vida útil e a eficiência do sistema.
  • Inversores – Os INVERSORES são responsáveis por transformar a corrente contínua CC (12 , 24 ou 48V), que foi armazenada nas baterias, em corrente alternada CA para (127 ou 220V) para ser usada pela unidade consumidora.
  • Banco de baterias – É responsável pelo armazenamento da energia elétrica gerada, que será usada para suprir a demanda em momentos sem geração.

Por que é necessário o INVERSOR OFF GRID?

Os painéis solares e os geradores eólicos produzem energia elétrica do tipo corrente contínua (CC), isto é, corrente que percorre um circuito, sem alterar seu sentido de circulação.
Acontece que a energia que chega na tomada de nossas casas, alimentando os nossos eletrodomésticos, é a corrente alternada (CA).

Para fazer essa conversão de corrente contínua para corrente alternada entra em ação o INVERSOR.

Nos casos em que a unidade de consumo é conectada à rede elétrica, os INVERSORES HÍBRIDOS são responsáveis pelo sincronismo com a rede elétrica e o carregamento do banco de baterias, caso a energia solar ou eólica gerada não seja suficiente para manter o banco carregado.

QUAIS OS TIPOS DE INVERSORES OFF GRID?

Quanto ao seu funcionamento, podemos classificar os Inversores OFF GRID, em 2 tipos:

INVERSOR TOTALMENTE OFF GRID
Esse tipo trabalha apenas com uma fonte de energia, convertendo-a de corrente contínua em corrente alternada, sem interagir com outra fonte de energia.
Portanto, esse tipo de inversor converte a energia armazenada no banco baterias em energia do tipo corrente alternada, para abastecer a unidade de consumo e não se conecta com rede de distribuição da concessionária. A única energia que entra no sistema é aquela gerada pelas placas fotovoltaicas ou pelo gerador eólico.

INVERSOR OFF GRID HÍBRIDO
Tem as mesmas funções de um inversor totalmente off grid, porém é projetado para ser conectado simultaneamente à rede da concessionária e/ou a um grupo gerador, com o objetivo de garantir a plena carga do banco de baterias e portanto, fornecimento de energia de forma ininterrupta.

Mesmo conectado à rede de energia elétrica, ele jamais injetará energia na rede. Sua conexão com a rede é exclusivamente para usá-la quando a geração de energia do sistema autônomo for insuficiente para atender a demanda e manter o banco de baterias carregado.

Um bom inversor OFF GRID HÍBRIDO realiza o gerenciamento do nível de carga das baterias e da corrente fornecida pela rede, comutando entre banco de baterias e rede – ou gerador – de forma automática e veloz, de modo que essa comutação seja imperceptível ao usuário e garanta o fornecimento de energia de qualidade para a unidade de consumo.

A vantagem desse tipo de inversor é funcionar como um sistema de backup para locais, onde a interrupção no fornecimento é altamente crítica, como armazenamento de medicamentos, sêmen ou vacinas, abertura e fechamento de portões de acesso, com necessidade de energia elétrica mesmo quando a concessionária falha.

COMO ESCOLHER O INVERSOR ADEQUADO?

No dimensionamento do sistema OFF GRID é importante levar em consideração uma série de fatores, mas o ponto de partida é calcular o consumo máximo simultâneo.
Normalmente, o mercado recomenda que os Sistemas OFF GRID sejam usados com eletrodomésticos e equipamentos de baixo consumo energético. No entanto, se você optar por um inversor Technomaster e fizer um bom dimensionamento de seu consumo, poderá conectar, não só seu ar-condicionado, como outros equipamentos com motores.

Clique aqui para receber uma planilha e simular a potência do inversor OFF GRID mais adequado a sua necessidade.

1 comentário em “Guia do Inversor Solar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *