Você abriria mão de sua geladeira?

Num futuro próximo, é provável que a autogeração e armazenamento de energia comum seja tão comum quanto ter uma geladeira na cozinha.

Segundo Jason Burwen, CEO da Energy Storage Association, a autogeração e armazenamento de energia, em bancos de baterias, está hoje como estavam as geladeiras em 1920. Elas eram um luxo, mas agora, como viveríamos sem elas?

Quando falamos em autogeração de energia, o primeiro pensamento que nos ocorre é desfrutar do máximo conforto e, ainda, reduzir a famigerada conta de luz. Acontece que, na maioria dos casos, quem exibe um telhado repleto de placas solares, fica tão no escuro quanto o seu vizinho, que possui o telhado à mostra, diante de qualquer falha no fornecimento de energia pela concessionária.

Ninguém quer falar disso, mas a verdade é que é uma grande decepção ter a própria geração de energia e não poder usufruir dela, quando a concessionária falha. O mercado de energia solar está sendo remodelado. O consumidor não vai mais aceitar essa solução parcial. Quando for investir, vai querer garantir o armazenamento da energia e ter sua casa iluminada mesmo durante um apagão.

A boa notícia é que já existe solução para isso! São os sistemas OFF-GRID, que utilizam baterias para armazenar a energia gerada, tornando o usuário completamente independente e imune às quedas de energia, da rede das concessionárias. Esses sistemas podem ser instalados em qualquer lugar – desde que haja sol. Desta forma, se consegue atender áreas remotas, onde não há fornecimento de energia. Além disso, esses sistemas trazem também grandes vantagens para os usuários urbanos! Com sistemas bem elaborados e corretamente dimensionados, o usuário pode simplesmente dar adeus à conta de energia e ser autossuficiente.

Para tornar os sistemas OFF-GRID mais competitivos, acessíveis e eficientes, novas tecnologias estão surgindo a todo momento e, em breve, devem revolucionar a forma como consumimos energia. Uma das grandes promessas do segmento são as baterias de Íons de sódio. Elas podem ser o futuro das baterias!

As Baterias de íon de sódio, de estado sólido recarregáveis (SSSBs – sigla em inglês) prometem um armazenamento de energia mais seguro e com maior densidade energética. No entanto, a fraca estabilidade eletroquímica entre os eletrólitos sólidos atuais, à base de sulfeto e os cátodos de óxido, limitou seu desempenho e praticidade de ciclagem de longo prazo. Recentemente, porém, cientistas descobriram um novo condutor iônico – o NYZC, sigla para (Na_(3-x) Y_(1-x) Zr_x Cl_6).

Ele é eletroquimicamente estável e quimicamente compatível com os cátodos de óxido, possuindo alta condutividade iônica à temperatura ambiente, resultando em uma impedância extremamente baixa. Em testes, esta nova bateria exibiu uma excepcional eficiência no primeiro ciclo de 97,1% à temperatura ambiente, podendo manter 89,3% de capacidade de retenção por até 1000 ciclos a 40 °C.

Essas descobertas destacam o imenso potencial dos novos condutores iônicos em aplicações SSSB, que podem ser o caminho para que a indústria possa, finalmente, adotar as baterias de íon de sódio, que prometem ser mais baratas e ecológicas, já que o sódio é um material mais abundante e que tem um processo de extração menos agressivo, em comparação à tecnologia de íons de lítio, a mais usada atualmente. O objetivo da indústria é chegar num custo de US$30 a  US$ 50 por kWh, o que representa cerca de um quinto do que as baterias custam hoje.

E aqui, na Technomaster, projetamos e fabricamos inversores para serem usados nos kits de geração de energia solar. Todos os nossos inversores possuem mecanismos para aumentar a eficiência energética, além de software que gerencia o nível de descarga do banco de bateria, evitando descargas profundas, prolongando, dessa forma, sua vida útil.

Pensou em inversores, pensou Technomaster!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *