Painéis Solares: mais eficientes e acessíveis

Painéis solares estão cada dia mais baratos. Você sabe como a queda do custo dos painéis solares pode nos ensinar a tornar as novas tecnologias mais acessíveis?

O estudo anual da empresa de consultoria financeira Lazard, que analisa o custo nivelado de energia (LCOE), mostrou que o custo por quilowatt-hora de energia solar caiu e encontra-se abaixo do carvão e do gás. O relatório oferece uma visão econômica de como as escolhas de energia foram feitas no ano anterior e, além do potencial que o cenário energético tem de mudar no ano seguinte.

Um pouco de história…

Pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) construíram um modelo para identificar quais fatores contribuíram mais para as mudanças de custo por watt dos painéis solares desde os anos 1980.

Como resultado, foi descoberto que a melhora na eficiência do módulo foi a causa mais importante para causar a redução no custo do painel solar por watt, entre 1980 e 2012. Para aprimorar a eficiência desses painéis, foi utilizado, além de auxílio do governo, dinheiro destinado à pesquisa e desenvolvimento privado. 

Em 2001, as economias de escala passaram a desempenhar um papel importante na redução dos custos dos painéis solares.

Desafios

A maior dificuldade dessa análise era o fato de que muitas variáveis ​​diferentes costumam mudar ao mesmo tempo, tornando bastante complexo avaliar quais delas levaram ou não a uma redução do custo por watt.

Para driblar essa dificuldade, os pesquisadores desenvolveram uma equação de custo em duas etapas, que calcula o custo em cada período e, em seguida, o custo entre dois períodos. Esse modelo mostra, de forma bastante explícita, como as variáveis, ​​em conjunto, determinam o custo total.

Como fazer uma tecnologia barata

O estudo mostrou que, entre 1980 e 2012, as mudanças na eficiência do módulo tiveram o maior efeito no custo por watt em painéis solares. A seguir, temos as mudanças no preço do silício e de outros materiais como impulsionadores na redução do custo. Pastilhas de silício mais finas e o menor uso de silício, no geral, também contribuíram nesse sentido.

Planta baixa

A mesma pesquisa também mostrou que as mudanças no tamanho da planta baixa, que resultam diretamente em economia de escala, também contribuíram significativamente para a redução do custo do painel solar, a partir de 2001.

Nesse caso, plantas maiores podem ter potencial para gerar custos mais baixos, através de infraestrutura compartilhada, redução das necessidades de trabalho, maior rendimento e melhor controle de qualidade. Sendo assim, o tamanho da planta, recentemente, se tornou um fator bastante significativo, contribuindo com quase 40% do declínio no custo do módulo.

Investimento em Pesquisa

Primordialmente, os gastos do governo e do setor privado em pesquisa e desenvolvimento foram os que, desde 1980, mais contribuíram para as quedas de custo por watt para painéis. Esse investimento estimulou melhorias de eficiência que foram importantes para a indústria solar em um nível técnico.

Modelo existente ou pesquisa contínua?

Segundo os pesquisadores, o modelo pode ser usado como uma ferramenta para análises prospectivas e para orientar esforços futuros de engenharia e política. 

No entanto, deve-se ter em mente que o que funcionou no passado pode nem sempre funcionar no futuro. Um exemplo é o tamanho de planta típico de 2012, que foi superado por várias novas plantas chinesas com tamanhos típicos de 1–2 GW/ano.

Por tudo isso, a pesquisa contínua é a melhor aposta para manter os custos (e, consequentemente, os preços) em queda, além de identificar os fatores que levam a isso.

Temos orgulho em ser uma opção de empresa com grande capacidade de desenvolver tecnologia, facilitando a vida dos usuários. 

A energia solar se mostra cada vez mais viável e, consequentemente, mais barata. Enquanto isso, a nossa tecnologia, que é nacional, tem evoluído continuamente, formando um sistema robusto e efetivo.

Acesse agora o nosso site para conhecer nossos equipamentos, além de outras informações a respeito da energia solar.

Nós trabalhamos com Equipamentos Off Grid, um sistema autossustentável de geração e armazenamento de energia destinado a atender unidades de consumo localizadas em locais isolados.

Nossos inversores oferecem o melhor custo benefício em inversores solar/eólico.

Conheça tudo que temos a oferecer e não fique pra trás nessa transformação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *