Energias Sustentáveis: o que elas podem oferecer ao consumidor brasileiro

Qual você imagina sendo o principal empecilho para a ampliação do uso de energias renováveis em escala global?

O senso comum diz preço, talvez facilidade de implementação ou manutenção. Mas será que isso corresponde à realidade?

Energias Solar e Eólica são mais caras?

Segundo o relatório mais recente do Departamento de Estratégia Industrial e Negócios (BEIS) do Reino Unido, as energias renováveis podem ter custo igual ou, inclusive, menor do que as energias fósseis. O estudo também apontou as energias eólica e solar como os melhores investimentos para o futuro.

Durante muito tempo, acreditou-se que as energias mais sustentáveis também eram muito mais caras do que as fósseis. No entanto, conforme seu uso foi sendo ampliado, seu custo foi sendo reduzido gradativamente e essa crença se tornou obsoleta.

De 2013 a 2016, as energias renováveis tiveram uma redução de 23% em seu valor. De 2016 até hoje, a redução foi maior ainda: 47%.

Energia no Brasil

Segundo as previsões do BEIS, em 5 anos, uma fazenda eólica ou solar chegará a gerar energia pela metade do custo de uma térmica a gás, tornando as energias renováveis as mais competitivas.

Num cenário como esse, o Brasil tem vantagens estratégicas devido à sua matriz energética ser predominantemente hidráulica, além de possuir o melhor regime de ventos do mundo.

As hidrelétricas podem funcionar como uma espécie de bateria, armazenando a energia produzida pelo Sol e pelos ventos e potencializando a renovação da nossa matriz energética.

Potencial no Brasil

Segundo a pesquisa Ibope Inteligência de 2020, encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), 84% dos consumidores brasileiros consideram a tarifa cobrada na conta de luz cara ou muito cara. A mesma pesquisa indicou que nove em cada dez brasileiros gostariam de produzir a sua própria eletricidade renovável, através de sistemas solares fotovoltaicos e outras tecnologias.

Esses dados refletem a preocupação dos brasileiros com o desenvolvimento econômico competitivo e sustentável no Brasil no pós-pandemia.

90% dos brasileiros querem gerar a própria energia e 84% consideram a conta de luz muito alta no país.

De acordo com Rodrigo Sauaia, o CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), as grandes motivações desses dados estão ligadas a três fatores: a redução dos preços de equipamentos fotovoltaicos, o aumento das tarifas de eletricidade para consumidores e uma maior divulgação de temas como economia e sustentabilidade, resultando numa maior consciência por parte dos brasileiros.

Benefícios econômicos

Para os governos, o que chama atenção é o enorme potencial de geração de emprego e renda da energia solar. Devido ao dinamismo do mercado, com forte atração de investimentos, a energia solar pode funcionar como uma alavanca para o desenvolvimento econômico sustentável, principalmente na saída de uma pandemia que contribuiu para o desemprego no país.

Diferente do que se imagina, poucos investimentos são tão rentáveis no Brasil quanto um sistema fotovoltaico. Isso ocorre por conta da tarifa da energia elétrica no Brasil, uma das mais caras do mundo, o que acaba levando muitos consumidores a migrar para a energia solar.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, o setor solar fotovoltaico brasileiro já gerou desde 2012 mais de 182 mil empregos acumulados e trouxe mais de R$ 31,8 bilhões de investimentos privados, espalhados por todas as regiões do País. Além disso, até julho de 2020, o setor gerou mais de 47 mil novos postos de trabalho, mesmo com a crise de saúde e econômica decorrentes da pandemia de covid-19.


Tem interesse no tema? Então acesse agora o nosso site e conheça nossos equipamentos, além de outras informações a respeitos da energia solar.

Nós trabalhamos com Equipamentos OFF GRID, um sistema autossustentável de geração e armazenamento de energia destinado a atender unidades de consumo localizadas em locais isolados.

Energia solar OFF GRID é com inversores TECHNOMASTER: o melhor custo benefício em inversores solar/eólico.

Conheça tudo que temos a oferecer e não fique pra trás nessa transformação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *