Tipos de Inversores Senoidais

Nós já falamos sobre essa categoria de inversores aqui no blog. Mas hoje vamos nos aprofundar um pouquinho mais nos Inversores Senoidais.

Inicialmente, os Inversores Senoidais podem ser classificados em dois tipos principais:

– Alta Frequência ou Três Estágios;

– Baixa Frequência ou Um Estágio.

Inversores de Alta Frequência, por usarem transformadores de ferrite, são os mais leves e compactos. Geralmente possuem um custo de produção muito menor, porém, em compensação, são menos robustos.

Nesse tipo de inversor, o consumo em vazio* é menor, entretanto, quando em plena potência, o seu rendimento também acaba sendo menor. Isto é, há maior perda de energia devido aos três estágios de conversão. Além disso, o funcionamento por longos períodos em carga plena pode levar ao sobreaquecimento do equipamento.

Em resumo…

Vantagens: menor preço, trabalham bem com eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos;

Desvantagens: menor rendimento com cargas elevadas e indutivas.

Em alternativa, os Inversores de Baixa Frequência são equipamentos que usam transformadores convencionais ou toroidais e, portanto, são mais pesados.

Esse tipo de inversor é mais robusto, possuindo maior rendimento especialmente com o uso de cargas indutivas, isto é, tocam motores e máquinas com eficiência, pois possuem apenas um estágio de conversão. Devido à magnetização do transformador, possuem um consumo em vazio um pouco maior. Por outro lado, o rendimento a carga plena é maior e conseguem trabalhar por períodos contínuos na carga plena.

Em resumo…

Desvantagens: maior preço, peso;

Vantagens: são mais robustos, manutenção mais simples, trabalham bem com eletrodomésticos e eletrônicos, maior rendimento com cargas indutivas, trabalham em regime de carga máxima por longos períodos de tempo.

Na hora de decidir pela compra, analise bem a sua necessidade. Muitas vezes, um desembolso maior se torna garantia de um maior rendimento e confiabilidade do sistema a longo prazo e o custo se dilui.

Todos os inversores fabricados pela Technomaster são do tipo Baixa Frequência e utilizam transformador convencional. Por esse motivo, são mais pesados, mas também são mais robustos e funcionam excepcionalmente bem para ligar motores e máquinas.

Conheça a nossa linha de Inversores para aplicação nos mercados Solar, Motor Home e Naval.

*Consumo em vazio: quando todas as cargas conectadas ao inversor estão desligadas (sem consumo) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *