O QUE É SISTEMA DE ENERGIA SOLAR OFF-GRID?

Sistema de energia solar off-grid basicamente é um sistema autossustentável de geração e armazenamento de energia destinado a atender unidades de consumo localizadas em locais isolados, isto é, onde não estão conectados à rede de fornecimento de energia elétrica pela concessionária ou também como sistema de back-up.

Nesse modelo de geração de energia o sistema capta a energia do sol por meio de painéis fotovoltaicos e armazena em um banco de baterias. A energia gerada fica disponível para ser consumida nos períodos que não há sol.

As principais aplicações desse tipo de sistema são: residências localizadas em locais remotos, onde não há o fornecimento pela concessionária;  sistema de bombeamento de água, eletrificação rural, cercas elétricas, geladeiras de armazenamento de vacinas, postes de iluminação, estações repetidoras de sinais de telecomunicações, entre outros locais onde o fornecimento de energia venha a ser interrompido.

Os sistemas isolados de geração de energia solar fotovoltaica, de maneira simplificada, são compostos por quatro componentes:

  • PAINEL FOTOVOLTAICO OU PLACA SOLAR

Gera a energia elétrica que é armazenada pelas baterias. Tem a propriedade de transformar a radiação solar em corrente elétrica contínua. A quantidade de placas solares é definida de acordo com a necessidade de geração energia. Pode ser configurada com apenas um painel ou vários painéis interligados.

  • CONTROLADOR DE CARGA

É um equipamento que garante o correto carregamento do banco de baterias evitando sobrecargas e descargas extremas. Um bom controlador garante maior vida útil do banco de baterias.

  • INVERSOR

É o centro de comando do sistema. Responsável por transformar a energia armazenada no banco de baterias (Corrente Continua) em Corrente Alternada além de elevar a tensão da corrente para 127V ou 220V, por exemplo.

Possuímos Inversores que podem ser ligados a mais de um tipo de geração de energia, inclusive à própria rede elétrica para garantir a carga plena das baterias.

  • BANCO DE BATERIAS

Armazenam a energia elétrica para ser utilizada nos momentos em que não há sol para gerar a energia necessária. Pode ser composto de apenas uma bateria, ou várias interligadas de acordo com a necessidade de consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *