EXPO MOTOR HOME

Em 2015, através do esboço de um desenho que, após modificações porque continha apenas Expo Home, acabou se transformando na logomarca do evento, nascia a ideia da criação de uma Exposição voltada para o mercado de Motor Homes e Veículos de Recreação ou RVs & Campers como são conhecidos nos Estados Unidos e na Europa, como também de Casas Rodantes nos países de língua espanhola.

Repleto de entusiasmo e idealismo, confiante em sua capacidade de trabalho e realização, baseada principalmente em vários anos de atuação no setor de Leads para estes tipos de veículos, sendo distinguido com o apoio de diversos fabricantes, Alexandre Rodolfo Boff incorporou o desafio e, ao lado de Margarete Bonella (atual administradora da feira), iniciou as vendas e, batendo de porta em porta, tendo em mãos um folder com a planta-baixa dos estandes, pôde observar que o seu projeto atendia plenamente os anseios e as expectativas das empresas, visto que tinha o foco voltado, ao mesmo tempo, para as áreas do caravanismo e campismo, ou seja, algo inédito e pioneiro em nosso país.

Para fazer capital de giro diante dos gastos iniciais – com ênfase para a locação da FENAC –, vendeu alguns dos seus bens pessoais e, para a sua própria surpresa, obteve a ajuda daqueles que seriam expositores que anteciparam o pagamento das parcelas da compra dos espaços no evento.

Após incansável trabalho de convencimento, visto que tinha em mente a constante preocupação de reunir um público qualificado, participando de diversas reuniões de grupos regionais de proprietários e futuros utilitários de motor homes, o que lhe rendeu milhares de quilômetros rodados, viu o seu projeto concretizado com a realização da EMHS BRAZIL 2016 no período de 25 a 27 de novembro. Foram 49 expositores e 5.400 visitantes, além de 180 motor homes, trailers e barracas na área externa.

Poucos eventos conseguem números tão expressivos logo na sua 1ª. edição, mas o mercado tinha um potencial bem maior e Alexandre Rodolfo Boff sabia encontrar os meios para ampliar o tamanho da Exposição, tanto que em 2017 (24 a 26/11) contou com 81 expositores e 6.000 visitantes, mantendo-se o número de veículos no estacionamento, tendo palestras paralelas de renomados especialistas do setor.

Mesmo em sua 3ª. edição, porém, considerando os números relativos ao período de 2 anos e o que já foi concretizado para 2018, numa média histórica, levando-se em conta ainda os dados estatísticos do volume de negócios e os perfis de expositores e visitantes – neste caso, público altamente qualificado e com potencial de compra –, a EMHS BRAZIL (Expo MOTOR HOME Show) assume a condição de maior Feira dos setores do Caravanismo & Campismo da América do Sul e consta do calendário internacional de Eventos destes segmentos específicos.

Ocorrerá de 23 a 25 de Novembro  2018, na cidade de Novo Hamburgo (RS) – região estrategicamente escolhida porque concentra a maioria dos fabricantes – e tendo como local a FENAC que possui área de 30.000 m2 climatizada e com estações Rodoviária e de Trem em frente aos seus pavilhões.

Para este ano, com o slogan de campanha: “seu sonho mais perto do que você imagina” , pretende-se desmistificar a tradicional e histórica impressão de que os motor homes & similares são privilégios dos mais afortunados, o que não corresponde à realidade, visto que existem modelos no mercado nacional com preços acessíveis. São produzidos de maneira quase que artesanal e ao gosto do cliente, podendo conter itens de sofisticação e conforto.

Outro ponto importante diz respeito ao conceito de família – também considerado num planejamento estratégico –, porque estes veículos têm sido usados para viagens de recreação, turismo, lazer e aventura, unindo as pessoas e, ao mesmo tempo, proporcionando contato com a natureza – algo tão raro nos dias atuais. Todavia, poucos campings especializados e raros os postos de estrada com infraestrutura necessária (ex.: pernoite).

Ao gerar oportunidades de negócios, networking e vendas, a exposição passou a ser o referencial dos fabricantes de motor homes e dos fornecedores de insumos para ações de promoção, marketing e prospecção de clientes, tanto que vários agendam as novidades e os lançamentos para a data do evento – fato que ficou evidenciado em 2017.

Em paralelo, de forma integrada, ocorrerão palestras e atividades sociais, visando o congraçamento dos visitantes – característica dos vários encontros de proprietários e futuros utilitários de motor homes promovidos regionalmente –, e atualização acerca de tecnologias, produtos e serviços.

Numa área externa (estacionamento da FENAC) com capacidade para receber 200 motor homes, trailers e barracas será realizada a EXPOCAMPING com total infraestrutura de suporte (luz, água e sanitários).

Estima-se um público de 10.000 pessoas do Brasil e do exterior, sendo que, neste último caso, a partir da expectativa do apoio dos SECOMs das missões diplomáticas na divulgação. Há que se enfatizar a colaboração de expressivas entidades nacionais que representam, direta ou indiretamente, os mercados automotivo e dos transportes em geral.

A previsão sobre o número de expositores, por sua vez, gira em torno de 90 empresas, uma vez que será permitida a participação com estandes próprios de fabricantes e fornecedores de peças, artigos e acessórios, resultado de pesquisa por amostragem junto aos visitantes do ano passado.

Ao incrementar o turismo de eventos, movimentando os diversos setores da economia local (hospedagem, gastronomia, entretenimento, comércio, etc.), tem a chancela da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e do Porto Alegre & Região Convention Bureau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *