Tesla e Panasonic: baterias 2170 e o aumento de densidade de energia

Você lembra que, alguns posts atrás, falamos sobre as iniciativas da Tesla relacionadas à energia solar?!

Hoje, vamos falar sobre a parceria que a Tesla fez com a Panasonic para produzir uma nova célula de bateria no formato 2170, na Gigafactory Nevada. A Panasonic é a responsável pela produção das células da bateria, mas a Tesla é a dona da fábrica e tem ajudado no desenvolvimento da química.

Baterias Tesla 2170

Segundo a Panasonic, as baterias 2170 terão um aumento de 20% na densidade de energia nos próximos cinco anos, o que resultará em melhorias significativas no desempenho.

De acordo com o executivo da Panasonic encarregado do negócio de baterias Tesla nos EUA, Yasuaki Takamoto, está nos planos da Panasonic Corp, além de aumentar a densidade de energia das células de bateria 2170 em cinco anos, também comercializar uma versão sem cobalto em dois a três anos.

Benefícios também para os veículos Tesla

Esse aumento na densidade de energia pode significar muitos avanços para os veículos Tesla. Por exemplo, a Tesla pode aumentar o alcance de seus veículos sem ter que colocar baterias maiores ou aumentar o peso do carro. Ou ainda, a montadora poderia construir baterias menores com a mesma capacidade, tornando seus veículos mais leves para melhor desempenho, eficiência e alcance.

Além disso, por não aumentar o tamanho de sua bateria, uma densidade de energia mais alta também pode significar um aumento geral da capacidade total de produção, o que resultaria em mais baterias a aumentaria a produção dos veículos Tesla.

Dependendo do custo necessário para aumentar a densidade de energia, a Tesla também poderia obter algumas melhorias no custo final dos automóveis.

Atualizações Panasonic-Tesla

A Panasonic planeja atualizar suas linhas de produção de células de bateria na Gigafactory Nevada, para então começar a aumentar a densidade de energia. Essa atualização estava planejada para ocorrer em setembro.

Além disso, a produção de baterias sem cobalto, meta divulgada pela Tesla há algum tempo, está nos planos da Panasonic para os próximos 2 a 3 anos. Isso promete eliminar um dos grandes pontos negativos da cadeia de suprimentos de produção de baterias.

Planos futuros

Embora esteja nos planos da Tesla fazer suas próprias células de bateria em grande volume, a montadora planeja continuar comprando baterias de outros fornecedores, incluindo Panasonic. As necessidades de bateria da Tesla são tão grandes que a empresa garantirá qualquer capacidade de produção que possa obter em um futuro próximo.

O mais interessante é que alguns dos avanços da Tesla em células de bateria provavelmente chegarão aos seus parceiros de bateria, assim como vem trabalhando com a Panasonic há anos. Portanto, podemos ver um grande crescimento geral na indústria, não apenas para a Tesla.


Tem interesse no tema? Então acesse agora o nosso site e conheça nossos equipamentos, além de outras informações a respeitos da energia solar.

Nós trabalhamos com Equipamentos Off Grid, um sistema autossustentável de geração e armazenamento de energia destinado a atender unidades de consumo localizadas em locais isolados.

Conheça tudo que temos a oferecer e não fique pra trás nessa transformação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *