O que você acha da ideia de um vidro solar que converteria as janelas de um edifício em painéis geradores de energia?
Cenário utópico? Realidade de um futuro distante? Talvez não…
Essa foi a ideia de uma startup americana, com sede em San Francisco, no ano passado.
A ideia
A célula solar orgânica, ainda em fase de protótipo, promete ser recorde mundial de eficiência, com uma conversão de energia de 9,8%.
Em geral, as células solares orgânicas são atóxicas, leves e semitransparentes, além de oferecer baixos custos de produção. Porém, possuem a tendência a apresentar baixa eficiência e confiabilidade a longo prazo inferior à ideal.
Para resolver os problemas acima, profissionais da startup americana Ubiquitous Energy decidiram depositar camadas orgânicas diretamente no vidro, utilizando equipamento de revestimento de vidro padrão. O resultado disso é que o revestimento solar transparente absorve e converte de forma seletiva a luz ultravioleta e infravermelha em eletricidade, permitindo a passagem da luz visível.
A nova tecnologia foi utilizada em todas as janelas dos escritórios da Ubiquitous Energy e promete grande potencial. O próximo passo será aumentar a tecnologia a um nível de produção em massa, previsto para os próximos 12 meses.
Ubiquitous Energy
Cerca de oito anos atrás, a empresa começou com alguns cientistas e pesquisadores, todos do MIT, desenvolvendo uma prova de conceito muito básica. O diretor de desenvolvimento de negócios da empresa, Veeral Hardev, declarou à Forbes: “Se pudermos fazer isso e obtivermos sucesso, poderíamos aplicar isso a quase qualquer superfície, certo? Portanto, pense em coisas como janelas, automóveis, telas e todos os tipos de dispositivos eletrônicos de consumo também”.
A equipe se mudou para Redwood City, no norte da Califórnia, e atualmente é formada por mais de 20 profissionais, todos comprometidos com pesquisa e desenvolvimento, além de serem os responsáveis por construir o vidro, testá-lo e procurar por aplicações viáveis. Como resultado de tudo isso, a empresa, hoje, detém várias patentes em células solares orgânicas e tecnologia de células solares, ficando à frente de outras empresas menores que trabalham em tecnologia semelhante.
Eficiência
Com uma eficiência de conversão de energia de 9,8 por cento, a célula solar orgânica de pequeno porte foi certificada pelo laboratório Newport Corporation. Esse valor representa um recorde mundial para um dispositivo transparente. Além disso, quando se fala em ambientes urbanos, os vidros se encontram na superfície vertical e a incidência solar acaba prejudicada.
A eficiência esperada para o produto que será comercializado é entre 7 e 10 por cento, sendo mais viável a sua aplicação em empreendimentos comerciais, como prédios de escritórios ou arranha-céus. Além disso, existe a possibilidade de utilização de recursos inteligentes, que apresentam um consumo de energia relativamente baixo.
Custos
O custo instalado de uma parede de cortina de vidro é de cerca de US$100 por pé quadrado, o que equivale a 0,09 metros quadrados, porém possui variações. A sugestão para o custo de uma parede de célula solar seria cerca de 30% a mais, ou US$ 130 por pé quadrado, incluindo a fiação.
A Ubiquitous está trabalhando com parceiros na fabricação de vidro e de janelas. A previsão é de que a empresa comece a construir também esses itens e possuir os próprios produtos cerca de 18 meses após a linha estar pronta. Dessa forma, a previsão de janelas de grande porte com essa tecnologia inovadora estarem disponíveis no mercado é para final de 2022 ou início de 2023, segundo Hardev.
Tem interesse no tema? Então acesse agora o nosso site e conheça nossos equipamentos, além de outras informações a respeitos da energia solar.
Nós trabalhamos com Equipamentos Off Grid, um sistema autossustentável de geração e armazenamento de energia destinado a atender unidades de consumo localizadas em locais isolados.
Conheça tudo que temos a oferecer e não fique pra trás nessa transformação!