Produção de Energias Renováveis em Destaque em 2020

O que vem na sua cabeça quando você pensa em Energias Renováveis?

Quando surgiram no mercado, as fontes renováveis de energia enfrentaram forte resistência, principalmente devido ao elevado custo que demandavam. No entanto, com o passar do tempo, a humanidade foi se deparando com a necessidade de encontrar alternativas aos combustíveis fósseis, fazendo com que energias limpas, como a solar, eólica e hidráulica, conquistassem, cada vez mais, espaço.

2020 tem sido um ano de grandes transformações, positivas e negativas, na maioria dos setores da economia. E no que se refere às energias renováveis, não é exceção: a última edição do relatório de Energia Elétrica, da EIA (Energy Information Administration’s) dos EUA, mostra que, até 31 de maio, as Energias Renováveis geraram mais eletricidade do que o carvão e a energia nuclear juntos.

O destaque foi o mês de maio, onde os recursos renováveis alcançaram a parcela mais alta de todos os tempos na geração de eletricidade do país, com 25,3%. Esse número foi impulsionado pelas hidrelétricas, que correspondem por quase 17% de toda a energia gerada no mês. 

Porém, embora a energia hidrelétrica tenha se mantido no topo, sua porcentagem está diminuindo a cada mês. Na contramão, a energia solar vem crescendo dia após dia: a energia solar gerada de janeiro a maio de 2020, comparando com o mesmo período de 2019, cresceu em 21%. Atualmente, a energia solar corresponde por 3,3% da geração total de energia nos Estados Unidos.

Renováveis em alta

Tão rapidamente quanto a expansão da energia solar, a energia eólica está mantendo o mesmo ritmo, sendo as duas fontes que se expandem mais rápido entre todas as fontes de energia. Combinadas, correspondem por 12,6% da geração de energia total dos EUA durante os primeiros cinco meses de 2020. Esse número é cerca de 14% superior ao correspondente aos primeiros 5 meses de 2019.

E a pandemia?

Embora não seja uma informação precisa a de que algum recurso tenha se “beneficiado” com a pandemia do Covid-19, temos que, de fato, alguns lidaram melhor com a pandemia e a desaceleração econômica do que outros, inclusive usando como oportunidade para ganhar espaço na geração total de energia. 

A produção de carvão aparece como um dos exemplos negativos, com uma queda de 35% em relação a maio de 2019, correspondendo por cerca de 21% da geração total. A energia nuclear também sentiu a crise, com uma queda de 4% em relação ao último ano e também correspondendo por cerca de 21% da geração total de energia.

 

Portanto, o grande destaque do mês de maio foi a energia solar, com um aumento na produção de mais de 30% ao ano. A energia geotérmica e a eólica também merecem ser citadas, com um aumento de 5,5% e 8,5%, respectivamente, em relação ao ano anterior.




Se você tem interesse no tema, acesse o nosso site e conheça nossos equipamentos, além de outras informações a respeitos da energia solar.

Nós trabalhamos com Equipamentos Off Grid, um sistema autossustentável de geração e armazenamento de energia destinado a atender unidades de consumo localizadas em locais isolados.

Conheça tudo que temos a oferecer e não fique pra trás nessa transformação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *