Você já ouviu falar da empresa Tesla?
Se a resposta for sim, provavelmente você é fã ou, pelo menos, conhece os carros incríveis que essa marca fabrica.
Mas não estamos aqui para falar de carros: você sabia que essa grande empresa também investe em energia solar?
Hoje vamos falar sobre uma das mais recentes iniciativas da empresa nesse ramo: o Gigawatt 1.
Gigawatt 1: um “giga” projeto
A Tesla Energy, junto com a empresa de infraestrutura tecnológica Switch e a empresa de gestão de ativos Capital Dynamics, está envolvida em um grande projeto de energia sustentável que está prestes a se tornar uma das maiores instalações de energia solar e bateria do mundo. Apelidada de projeto “Gigawatt 1”, a iniciativa deve gerar 555 MW de energia solar e 800 MW de armazenamento em bateria para Nevada.
O projeto será composto por três instalações principais de energia solar e bateria. Segundo as empresas envolvidas, uma dessas instalações será a maior do mundo desse tipo, contando com 127 MW/240 MWh.
Baterias Megapack: o carro-chefe em energia da Tesla
As baterias utilizadas no projeto Gigawatt 1 são o “carro-chefe” dos produtos de energia da Tesla, o Megapack. Projetado especificamente para o uso em rede, o Megapack é a maior unidade de armazenamento de energia da Tesla. De acordo com a empresa, essas grandes baterias apresentam um aumento de 60% na densidade de energia em relação ao Powerpack e possui até 3 MWh de armazenamento por pacote.
Além disso, o Megapack impressiona por ter sido projetado para instalações rápidas. Dotado de uma interface AC, ele também conta com conectividade DC para grades solares, o que o torna uma solução “plug and play”.
Durante o anúncio da bateria, a Tesla informou que, utilizando o Megapack, é possível implantar uma usina de energia de 250 MW e 1 GWh, livre de emissões, em menos de três meses – ou seja, quatro vezes mais rápido do que uma usina de combustível fóssil tradicional do mesmo tamanho.
Os benefícios
A Switch e a Capital Dynamics acreditam que a iniciativa Gigawatt 1 resultará em um dos maiores portfólios de projetos solares do mundo.
E não são apenas as empresas envolvidas, que estão favoráveis ao projeto. O governador de Nevada, Steve Sisolak, declarou que o investimento está criando mais de mil novos empregos e acelerando a liderança de Nevada na economia mundial de energia renovável.
Lucros e demanda
A bateria Magapack é caracterizada por ser a solução de armazenamento de energia mais disruptiva da Tesla até o momento e, além disso, tem sido bem recebido, se mostrando bastante lucrativo para a empresa.
De acordo com especialistas da empresa, há muita demanda pelo produto, o que levou à necessidade de aumentar as taxas de produção rapidamente.
Pingback: Tesla e Panasonic: baterias 2170 e o aumento de densidade de energia - Technomaster